quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Capítulo 10



Janete que tinha ouvido tudo o que Claude havia dito a Rosa vem de sua sala e encontra a amiga parada chorando...





Janete: Rosa meu Deus, vem comigo.





Rosa: Não, eu vou embora, Janete.





Janete: Eu não vou deixar você sair assim por ai, vamos a minha sala quando você estiver melhor você vai embora.





Rosa concorda e segue a até a sua sala, lá Janete começa mais um de seus conhecidos discursos.





Janete: Rosa como você pode deixar que o Claude a trate assim?





Rosa: Mas a culpa foi realmente minha Janete, vim sem avisar e eu sei como agradar esses investidores é importante pro Claude.





Janete: E pra agradar os investidores é necessário que ele te trate assim tão mal em público ah Rosa, por favor, né...





Rosa: Ele tá nervoso, Janete e isso também têm a ver comigo...





Janete: Você é o motivo de todos os problemas do Claude não é mesmo?





Rosa: Não sei se de todos, mas ultimamente eu tenho contribuído o mau humor do Claude...





Janete: Ao que me consta o mau humor dele é de nascença, mas me conta o que aconteceu?





Rosa contou a amiga tudo que aconteceu ontem desde a saída da boate, o encontro com Sergio, depois a briga e como Claude saiu de casa e quando ele voltou até de manhã a conversa com Dadi...





Janete: E você acha mesmo que ele está com ciúmes de você?





Rosa: A Dadi que pensa isso, eu só pensei que...





Janete: Que isso seria uma prova de amor não é mesmo?





Rosa: E não é? Você não acredita que ele possa sentir ciúmes de mim, Janete?... Disse Rosa triste.





Janete: Claro que acredito amiga, só não acho que seja pelos motivos que você tá fantasiando...





Rosa: E você acha o que então?





Janete: Esse relacionamento de vocês Rosa beira o doentio sabia você sempre submissa ele sempre senhor da situação e de você também, eu acho que ele tem ciúmes sim, mas acho que o que ele sente por você é sentimento de posse.





Rosa: Janete não é bem assim...





Janete: É assim sim minha amiga, ele acha que é o seu dono, que você tem que se vestir agir e fazer o que ele quer, mas eu gosto de você demais e não quero perder a sua amizade por isso vou deixar que você reflita se é realmente isso que você quer pra sua vida...





Rosa se entristeceu com o que Janete lhe disse...





Janete: Sabe o que seria bom?





Rosa: O que?





Janete: Você se dedicar mais a você voltar a estudar, por exemplo, ter alguma ocupação assim você pensa menos no Claude.





Rosa: Eu já pensei nisso, vou resolver isso essa semana mesmo, quero voltar a estudar, quem sabe assim o Claude sinta mais orgulho de mim.





Janete: Parabéns pela decisão, mas não faça por ele e sim por você minha querida... Falou pegando nas mãos da amiga.





Rosa sorriu meio desanimada...





Rosa: Será que eu posso sair eu não gostaria de me encontrar com aqueles investidores na recepção...





Janete: Espera só um momento... Disse Janete pegando o telefone... Silvia o Claude ainda esta em reunião com os investidores?





Silvia: A reunião já acabou D. Janete e os investidores já foram...





Janete: Obrigada Silvia... Diz Janete colocando o telefone no gancho... Ela se vira pra Rosa e diz... A reunião já acabou e os investidores já foram...





Rosa: Então o Claude tá lá sozinho...





Janete: Rosa!! Você tem que parar com essa mania de ficar pedindo desculpas de tudo.





Rosa: Tá bom, amiga pode deixar... Diz Rosa se levantando pra sair... Obrigada por tudo tá.





Janete: Não tem o que agradecer, você é minha amiga Rosa eu tenho certeza que se fosse ao contrario você me daria a mesma força.





Rosa: Você é muito importante pra mim também.





Rosa disse isso beijou a Janete e saiu da sala dela, ela já estava indo em direção ao elevador quando não resistiu e resolveu ir falar com Claude, não suportava a ideia dele ficar com raiva dela...



Na Sala de Claude Rosa bate na porta e Frazão fala...


Frazão: Pode entrar.


Rosa: Com licença.





Frazão: Rosa minha querida, entra... Falou indo até ela, pois viu que estava acanhada para entrar na sala.




Claude: Pensei que já tivesse ido embora.


Frazão: Claude!! Frazão chamou a atenção de Claude e disse... Bem vou deixar vocês conversarem...


Claude: Non Frazon!! Issi aqui é meu trabalho, o que Rosa tenha a falar ela que fale rápido, estamos cheios de coisas pra resolver, não tenho tempo pra conversinhas... Falou seco.





Rosa: Pode deixar Frazão, eu vou ser rápida... Rosa se aproximou de Claude e disse... Eu sei que tá certo, eu não devia ter entrado assim na sua sala, mas é que eu vi que não tinha ninguém na recepção.


Claude: E achou que podia ir entrando assim?





Rosa: Desculpa Claude.


Frazão vendo o clima tenso tentou amenizar e disse...


Frazão: Rosa não liga pra esse turrão aí não,  olhe aqui esse projeto é muito importante pra construtora... Disse mostrando os papéis do projeto que seria um condomínio de luxo... Talvez o Claude tenha ficado tão nervoso devido a importância que tem esse negócio, não é Claude?





Claude não falou nada...





Rosa começou a olhar os projetos...


Frazão: Não é Claude? Insistiu, Frazão.


Claude: É... Disse tão baixinho que acho que nem ele próprio ouviu.





Rosa: O projeto é lindo mesmo...


Claude bufou e disse...





Claude: Ela fala como se entendesse alguma coisa.


Rosa: Um pouco, Dr. Coutinho sempre me mostrava os projetos da construtora dele, às vezes ele me pedia opinião.





Claude: Era só o que me faltava... Falou sarcástico.


Frazão: Como você é grosso, Claude!!





Rosa: Você devia fazer um projeto pras pessoas de classe média também.


Frazão sorriu e disse...


Frazão: Como assim?





Rosa: Casas populares, com preços acessíveis, essas pessoas são trabalhadoras merecem ter uma moradia digna.


Claude: Minha construtora, não é nenhuma casa de caridade. Acho melhor você ir pra casa, já fez e falou besteiras demais por hoje... Falou ele sem nem olhar pra ela.





Rosa: Tudo bem... Rosa se aproximou dele querendo dar um beijo em seu rosto, mas ele se afastou.





Frazão vendo a cena disse...


Frazão: Eu te acompanho até o elevador, Rosa.





Rosa: Obrigada!! Rosa foi junto com Frazão, quando chegou no elevador...


Frazão: Não liga pro Claude ele é assim grosso, mas ele gosta de você, é que esse negócio realmente tá deixando ele maluco.





Rosa balançou a cabeça como se concordasse com o que Frazão falava, mas no fundo ela sabia que não era os negócios que estavam deixando Claude daquele jeito.






Na casa de Egídio e Nara, eles falavam sobre Rosa...





Nara: Então você conheceu a tal fulaninha.





Egídio: Não foi bem assim conhecer né, eu a vi.





Nara: Conta como foi?





Egídio: O Claude não ficou muito satisfeito com o interrupção da mocinha na reunião.





Nara: Conta.





Egídio: Ele fez uma cara, a briga foi feia, dava pra ouvir os gritos dele.





Nara: Jura??





Egídio: Aham, teve uma hora que ele falou que achava bom ela ir embora.





Nara: Que maravilha... Falou Nara pulando de alegria... Bem feito pra essa cretina não sabe qual é o lugar dela, a única coisa que o Claude quer com ela é levá-la pra cama.





Egídio: E essa ate que tá durando.





Nara: Me conta papai o que ela tem de diferente? Ela é bonita? Como ela é?





Egídio: Ela é ate bonitinha, mas não se compara a você.





Nara: Ham conta mais, como estava vestida a fulaninha.





Egídio: Ela ate estava bem vestida, mas  parecia que as roupas eram emprestadas ela não estava a vontade.





Nara: Eu sabia é uma cafoninha essa ai, por isso o Claude tem vergonha dela.





Egídio: Se ela recebesse um trato  ate que não ia ficar mal.





Nara: O Claude nunca vai perder o tempo dele fazendo isso, eu tô te falando papai logo logo o Claude se cansa dela, ele sempre gostou de mulheres refinadas não vai querer ficar perdendo o tempo dele com uma breguinha.





Egídio: Assim eu espero né minha filha.





Naquele dia Claude chegou tarde em casa, Rosa já estava dormindo, passou uma semana e Claude e Rosa mal se falavam, ele fazia questão de sair de casa cedo e só voltar muito tarde, Rosa sofria mas achou melhor não insistir em ter uma conversa com ele, deixou esse tempo para fazer o que tinha falado para Janete, destrancou a matricula da faculdade, ela comentou sobre o assunto mas  Claude  não falou nada.





No apartamento de Claude, a campainha toca era Frazão e Janete que sabendo que o clima entre ele e Rosa não estava bom decidem fazer uma visita pra tentar amenizar as coisas...





Frazão: Fala francês.





Claude: Non basta eu te aturar o dia toda na construtora non, Frazon. Agora você vem a noite me visitar?





Frazão: Ai Claude eu já conheço o seu mau humor, mas você falando desse jeito a Janete pode até acreditar sabia.





Claude: Desculpa Janete eu non tinha te visto, mas ao que me consta você já andou em melhores companhias, hein.





Janete: É verdade Claude, mas ele falou comigo que tava querendo te fazer uma visita como eu também gostaria de ver Rosa nós viemos junto só isso mesmo.





Frazão: Falando nela onde está Rosa?





Claude: Ela non está Frazon, ainda non chegou já sei que agora por causa dessa bendita faculdade ela não vai mais parar em casa.





Frazão: Que isso Claude hoje é apenas o primeiro dia de Rosa na faculdade deve ter algum tipo de comemoração é isso, nós mesmo viemos aqui pra comemorar o primeiro dia dela na faculdade...





Janete: Vai ser bom pra vocês dois, Claude, você vai ver, agora ela vai ter com o que se preocupar e não vai ficar com tempo ocioso em casa, só esperando você chegar.





Nesse momento Rosa chega em casa com uma expressão de cansaço, mas estava feliz de alguma forma...





Frazão: Olha ai chegou a mais linda universitária de São Paulo.





Rosa: Oi Frazão, que recepção mais calorosa.





Janete: Oi amiga viemos te fazer uma surpresa.





Rosa: E foi mesmo amiga que bom chegar aqui e encontrar vocês... Falou feliz.





Claude: Você devia estar em casa pra receber as visitas... Falou ele emburrado.





Rosa: Como era o primeiro dia eu resolvi ficar mais um pouquinho pra me inteirar de algumas matérias é que faz tempo que eu tô parada, acho que enferrujei um pouquinho... Disse ela tentando se justificar.





Janete: A gente entende amiga, não se preocupe então conta como foi o primeiro dia...





Rosa: Foi ótimo, os professores são maravilhosos a turma é bem grande acho que no começo vai dar um pouco de trabalho acompanhar o ritmo, mas no fim acho que vai ser bem legal ter com que me preocupar só pra variar.





Frazão: Eu acho que você vai se sair muito bem você é muito esperta Rosa e vai acompanhar a turma sim senhora...





Claude olhava tudo com um olhar de censura, ele não podia entender ficar assim de fora dos planos dela, ele queria ser o motivo de vida de Rosa...





Frazão: Que tal uma pizza pra comemorarmos?





Rosa: Eu topo to morrendo de fome mesmo não comi nada desde que sai de casa mais cedo...





Janete: Então tá fechado vamos ligar e pedir...





Enquanto a pizza não chega Rosa pede licença e vai tomar um banho e não demora muito a voltar a sala e se juntar a eles, que conversam distraidamente ate a chegada da pizza só Claude permanece com a cara sisuda, quando chega a pizza Rosa e Janete arrumam a mesa pra comerem e então Frazão diz...





Frazão: E ai amigão você não acha que essa comemoração pede um vinho pra brindarmos?





Claude: Eu tenho um aqui de uma ótima safra...





Rosa: Vocês podem beber o vinho, mas eu prefiro um suco não gosto desse vinho.





Claude que vem vindo com o vinho diz...





Claude: Isso não me surpreende em nada o vinho é bom e caro, você sempre gosta das coisas baratas.





Janete: Eu te acompanho no suco Rosa também não ligo pra vinhos, os rapazes tomam o vinho...





Até o final a refeição é quase toda feita em silencio so Frazão que às vezes dizia uma bobeira pra ver se animava o ambiente, mas não conseguiu...





Depois que acabaram Rosa começa a recolher os pratos e copos e Claude diz...





Claude: Porque você non deixa issi aí amanhã a empregada arruma tudo.





Rosa: Não me custa nada Claude...





Janete: Eu te ajudo Rosa, rapidinho a gente tá de volta meninos...





Elas vão em direção a cozinha deixando Claude e Frazão conversando...





Frazão: Você tá muito grosso com a Rosa, Claude...





Claude: Frazon non vai começar com suas recriminações ham...





Frazão: Não são recriminações eu tô falando a verdade, a menina chega toda feliz depois de um dia de faculdade e você a recebe desse jeito?





Claude: Agora vai ser sempre assim Frazão ela nunca mais vai ficar em casa, vai sempre ter essa faculdade pra tira-la de casa.





Frazão: Eu não tô te entendendo francês você não queria que ela procurasse progredir na vida, ter traquejo social, a faculdade vai instruí-la e prepará-la melhor para a vida.





Claude: Non era assim que eu queria Rosa non...





Frazão: Você queria que ela fosse uma dondoca fútil não é mesmo?





Enquanto isso na cozinha...





Janete: As coisas não vão bem entre vocês né amiga?





Rosa: Desde aquele dia na construtora Jane a gente mal se fala.





Janete: Amiga ele tá te tratando muito mal, é assim que você acha que merece ser tratada?





Rosa: Ele ainda tá com raiva, mas eu sei que ele gosta de mim e que isso vai passar.





Janete: Se você pensa assim...





Rosa: E agora com a faculdade vai ficar muito melhor porque eu vou ter outras coisas pra me preocupar ele não vai achar que eu tô pegando no pé dele o tempo todo.





De volta à sala...





Claude: Non é nada dissi Frazão, só que eu acho que agora com a faculdade as coisas vão ficar bem piores entre nós...





Frazão: Mas porque você acha isso?





Claude: Eu non sei o que pensar Frazon, o que eu tô achando é que esse relacionamento meu e de Rosa está com os dias contados...





Frazão: Você acha realmente isso?





Claude: Acho que non tá funcionando mais, até que durou tempo demais, acho que me cansei dela como me cansei de todas as outras, temos brigado muito e non da pra viver assim.





Frazão: Eu lamento muito que você se sinta assim, sabe eu cheguei a achar que Rosa mudaria você.





Claude: É parece que eu continuo o mesmo afinal.





Na cozinha...





Rosa: É só uma fase Jane, eu sei que não demora muito ele vai voltar a ser o homem carinhoso do início eu sinto que ele vai mudar por mim... Falou esperançosa.





Janete: Eu já disse diversas vezes pra você amiga que o Claude não é do tipo de homem que muda, mas se você quer acreditar nisso.





Rosa: Eu preciso acreditar amiga é diferente eu não vivo sem o Claude.





Janete: Eu lamento muito que seja assim, mas como sua amiga eu devo aceitar, eu só não quero te ver sofrendo.





Rosa: Eu sofreria muito mais se estivesse longe dele.





De volta a sala as duas conversam mais um pouco com eles e logo Janete acha que já esta na hora de irem...





Rosa: É cedo ainda, fiquem mais um pouquinho.





Janete: Não já passou da hora e amanha cedo a gente trabalha e você também amiga tem que se preocupar com seu curso agora.





Rosa: Eu já tenho trabalhos pra fazer.





Frazão: Tá vendo Janete tem razão, tchau pra vocês, boa noite... Diz Frazão dando um beijo em Rosa e apertando a mão de Claude.





Rosa: Tchau querido foi muito bom ter vocês aqui voltem mais vezes.





Janete: Pode deixar qualquer dia a gente volta... Diz Janete dando um beijo em Rosa e um também em Claude.





Claude: Foi muito bom que vocês vieram voltem sempre que quiserem... Disse Claude acompanhando eles até a porta.





Assim os dois se foram deixando agora Rosa e Claude sozinhos... CONTINUA… RSRSRS...

Um comentário: