sábado, 2 de março de 2013

Capítulo 4

Claude corre procurar o seu celular pra ligar pra Frazão...


Frazão e Janete estavam namorando no sofá quando o celular de Frazão toca...


Janete: Não!! Não atende, deixa tocar.


Frazão: Não posso minha deusa, é o Claude falou ele se afastando um pouquinho dela, pois ela o puxava novamente. Ele riu e disse... Vai ser rapidinho prometo.


Frazão: Fala francês?? Empata...


Claude: Frazon, onde você está?


Frazão: Que isso?


Claude: Frazon, é muito importante, você por acaso sabe o nome da Rosa?


Frazão: Rosa...


Janete se ajeitou no sofá e ficou prestando atenção.


Janete: O que ele quer com a minha amiga, hein? Hum apaixonou mesmo... Falou rindo.


Claude: Mon Die!! O nome completo seu energúmeno.


Frazão: Ahh, o nome completo? Não sei não...


Claude: Então para de ser leso e pergunta logo pra Janete que eu sei que ela tá aí.


Frazão: Tá bom, francês, me pedindo assim com tanta educação... Frazão se vira pra Janete e fala... Você sabe o nome completo de Rosa?


Janete: Serafina Rosa Petroni.


Frazão: Humm, ela é italiana?


Janete: É sim, o pai dela era um siciliano daquele bem casca grossa...


Claude revirava os olhos com a conversa paralela dos dois...


Claude: Oh Frazon, você quer por favor me falar como é o nome completo dela?


Frazão: Serafina Rosa Petroni, satisfeito francês?


Claude: Claro!! Serafina Rosa, lógico, como não fui lembrar... Falou ele se lembrando do dia em que ele perguntou o nome dela.


“Claude: Como é seu nome?


Rosa parou com o coração acelerado, virou pra ele e disse..


Rosa: Serafina... Serafina Rosa, mas pode me chamar de Serafina, é assim que os professores me conhecem aqui.”


Frazão: Claude?? Claude?? Fala francês o que aconteceu? A fala insistente de Frazão o tirou daquela lembrança.


Claude: Frazon, pergunta pra Janete qual o endereço de Rosa, eu preciso muito falar com ela... Disse ele desesperado.


Frazão: Espera... O francês quer saber o endereço da Rosa.


Janete: Pra que?


Frazão: Pra que francês?


Claude: Mon Die!! Eu não tenho tempo pra falar agora eu preciso falar com ela.


Frazão: Ele não tem tempo de falar agora, ele precisa falar com ela o mais rápido possível.


Janete: Ah não vou dar não.


Frazão: Por quê?


Janete: Porque eu conheço a Rosa, ela me mata se eu der o endereço dela pro Claude... Ela tapou o celular e sussurrou no ouvido de Frazão... Frazão ela odeia o Claude.


Claude: Eu tô escutando, por favor, me passa o endereço.


Frazão: Ele tá pedido, por favor, da o endereço pra ele meu amor, assim a gente se livra desse francês... Falou querendo convencê-la.


Janete: Não a Rosa me esfola viva, além do mais ela nunca vai receber ele na casa dela duvido até que ela abra a porta, diga pra ele que o que ele tiver pra falar com ela, vai ter que ser amanhã lá na construtora, é até melhor que seja na presença de muitas pessoas, porque a Rosa não é fácil...


Frazão: Não teve jeito não francês, a lealdade feminina falou mais alto, melhor você esperar até amanhã mesmo.


Claude: Ai que droga viu... Falou desligando o celular.


Dadi vendo a aflição dele pergunta.


Dadi: Mas o que aconteceu?


Claude: Nada não...  Falou e continuou a andar pela sala de um lado pro outro tinha que descobrir o endereço dela ele precisava muito se explicar se é que o que ele fez tinha uma explicação...


De repente ele se lembra de ligar pra Coutinho, ele devia ter o endereço dela afinal ela era funcionaria dele, não pensou duas vezes e ligou para Coutinho...


Claude: Atende, Coutinho!!


Na casa de Coutinho.


Ester mulher de Coutinho, ouvia o celular dele tocar sem parar...


Ester: Por que você não atende?


Coutinho: Eu sei que é o Claude, ele ta insistindo com aquela oferta, mas eu fiquei de pensar.


Claude ligou várias vezes e Coutinho não atendeu, ele acabou desistindo, foi para o seu quarto tentar dormir, mas não conseguiu, só pensava em Rosa e em como ela deve ter se sentido quando eles se reencontraram, agora ele entendia toda aquela hostilidade.


No dia seguinte bem cedo Claude já está na construtora de Coutinho pra falar com Rosa, ele entra e ela já está na sua mesa...


Claude: Oi...


Rosa olha e vê que é o francês e não fala nada...


Claude: Agora eu sei por que você me odeia tanto, eu me lembrei de você... De nós dois... Da gente...


Rosa olha pra ele com um olhar carregado de ódio e magoa.


Claude: Por favor, não me olhe assim, me ouve eu preciso falar com você...


Rosa finalmente fala com ele...


Rosa: Eu não tenho nada pra falar com você e nunca teve essa história de nós, nem da gente ouviu bem... Falou ela friamente com ele.


Claude: Eu sei que você tem muitos motivos pra me odiar, mas me escuta vamos a um lugar mais reservado, eu tenho que te explicar...


Rosa: Eu não vou com você nem na esquina, muito menos em um lugar reservado, eu não quero saber das suas explicações ta me ouvindo, uma vez eu acreditei em você e eu vi o que você foi capaz de fazer com uma moça que acreditava em você... Disse ela cheia de rancor.


Claude: Hoje eu sou outro homem eu mudei muito, aconteceu tanta coisa na minha vida eu sei que era um inconsequente, irresponsável, mas agora...


Rosa não o deixou terminar e disse...


Rosa: Você foi cruel comigo, você sabia que eu era apaixonada por você e mesmo assim você brincou com meus sentimentos eu sei muito bem porque você começou a namorar comigo, seu amigo fez questão de me contar, assim que eu perguntei de você, como fui ingênua, o rapaz mais bonito da faculdade nunca se interessaria por mim... Os olhos de Rosa se encheram de lágrimas ao se lembrar da história.


Claude se sentiu mal com tudo que ela falava, baixou a cabeça sem ter o que dizer...


Rosa: Ele ria de mim, narrando os detalhes mais sórdidos do plano de vocês, me falou também qual foi sua recompensa, eu sei de tudo e ainda por cima depois de tudo você ainda fugiu da sua responsabilidade quando eu mais precisei.


Claude: Rosa me escuta... Me perdoa... Claude já estava com seus olhos vermelhos.


Rosa: Eu estou no meu trabalho e nada do que você possa querer me dizer hoje pode me interessar então me deixa em paz, por favor, eu não quero te ver nunca mais, some da minha vida, você viveu muito bem sem o meu perdão até hoje.


Claude: Por favor, Rosa...


Ela se vira de costas e diz...


Rosa: Vai embora... Rosa estava prestes a chorar, mas não ia dar esse prazer à Claude, não podia demonstrar fraqueza na frente dele.


Claude vai embora arrasado por não ter conseguido se explicar com Rosa, **Mon Die o que foi que eu fiz...??** Ele sabia que tinha sido muito irresponsável no passado, mas não sabia que tinha ferido tanto assim uma pessoa, o pior é que essa pessoa agora lhe interessava profundamente, ele tinha vontade de poder abraçá-la e dizer a ela que ele mudou e que agora ele queria ficar com ela de verdade, mas infelizmente agora era tarde demais.


Assim que Claude saiu dali, Rosa foi para o banheiro precisava chorar desabafar...


Janete viu Rosa passando e foi atrás da amiga...


Rosa se trancou num dos reservados e chorou muito encolhida...


Janete: Amiga?? O que aconteceu?


Rosa: Não é nada pode ir, eu tô bem.


Janete: Rosa, para de ser durona fala comigo.


Rosa: Me deixa por favor... Disse já sem disfarçar o choro.


Janete: Você tá chorando abre a porta, por favor, se abre comigo.


Rosa viu que Janete não sairia dali e achou melhor abrir a porta...


Janete olhou pra ela não disse nada, só deu um abraço a confortando...


Rosa não aguentou e chorou de soluçar no ombro da amiga.


Mais tarde... Claude chega à sua construtora, com a expressão péssima.


Frazão: O que foi? Perguntou preocupado quando viu a cara do amigo.


Claude sentou em sua cadeira colocou apoiou os dois braços na mesa colocando suas mãos na cabeça, ele respirou fundo e disse...


Claude: Eu sou um canalha...


Frazão: Que isso?


Claude: Eu fui um cafajeste com ela, Frazon!!


Frazão: Você tá falando da Rosa?


Claude só balançou a cabeça afirmando...


Frazão: Cara!! Me conta essa história... Falou sentando na cadeira de frente pro francês.


Enquanto isso...


Rosa: Eu lembro como se fosse hoje, aquele idiota do amigo dele rindo de mim...


Lembranças...


“Depois que Claude a deixou no hotel, Rosa ainda como uma moça boba e ingênua e acima de tudo apaixonada, não queria acreditar que ele teria ido embora assim sem mais nem menos... Passou os dias pensando que ele devia ter tido algum problema com seu pai, pois Claude mesmo vivia falando do pai que sempre cobrava demais dele...


Ela ainda tinha esperança de que ele entrasse em contato com ela... Mas isso não aconteceu... Os dias se passaram e ela descobriu que estava grávida... Só assim criou coragem para ir saber algo dele, ela sabia onde morava o melhor amigo dele da faculdade...


Júlio era um rapaz bonito, mas não tanto quanto Claude, ele era a sombra do francês... Pegava carona no sucesso que Claude fazia principalmente com as mulheres... Muitas pessoas afirmavam que a amizade dele não era assim tão sincera...


Júlio: O que você quer aqui?


Rosa: Eu queria saber onde está o Claude?


Julio: Qual é? Você não percebeu ainda que ele fugiu de você?


Rosa: O que? Perguntou sem saber que Júlio sabia do que tinha acontecido entre eles.


Júlio: Nossa!! Não sei como você é considerada uma das alunas mais brilhantes da faculdade, não percebeu ainda que caiu em uma armadilha do francês??  Falou rindo.


Rosa: Do que você tá falando? Perguntou com seu coração querendo sair pela boca.


Júlio: Não se faça de sonsinha, eu sei muito bem o que rolou no dia da formatura... Falou de um jeito malicioso que causou enjoo em Rosa.


Rosa: Isso não é da sua conta, eu preciso muito falar com o Claude, é importante.


Júlio: Você que pensa que não ‘’é da minha conta, você foi o maior prejuízo que eu tive.


Rosa: O que?


Júlio: É sim, baranguinha de óculos, eu achando que você ia resistir aquele francês safado, mas não.. Foi ele dar uma cantadinha pra você cair nos braços dele.


Rosa começou a chorar...


Júlio: Ahh!! Não vai chorar aqui na minha sala né, vai molhar o tapete, já basta o que eu gastei com aquela caixa de champanhe caríssima que o francês deve tá bebendo ao lado de alguma francesa linda e tudo por quê? Porque a CDF não conseguiu ficar com as perninhas fechadinhas pro francês, acabei perdendo minha aposta.


Rosa foi pra cima dele o esmurrando...


Ele a segurou forte pelos punhos e disse...


Júlio: Para de se fazer de santa, o Claude me contou em detalhes tudo o que aconteceu você acha mesmo que ele se interessaria por você? Como foi burra, hein? Eu o desafiei, não aguentava mais ouvir ele falar que ele conseguia pegar todas, aí você apareceu na minha frente e eu decidi provocá-lo, dizendo que ele não conseguiria pegar você, ele riu e disse que seria tão fácil e o cretino tava certo, nunca ele ganhou uma aposta assim tão fácil... Falou isso e a soltou.


Rosa estava tremula tudo que ela acreditava de repente se ruiu feito um castelo de areia quando a onda vem e leva destruindo tudo... Ela se sentiu tão envergonhada que saiu dali sem dizer mais nada, deixando Júlio rindo..”


Rosa: Eu não sei qual foi o pior, ele ou esse Júlio.


Janete: Rosa eu sei que ele foi um canalha, mas ele é o pai do Matheus e mudou, da pra ver que ele é um homem responsável agora.


Rosa: Mas não apaga o que ele me fez...


Janete: Rosa, você tem que contar pra ele do Matheus.


Rosa: Eu tentei contar, na época, mas me arrependi tanto de ter ido atrás dele.


Janete: Conta amiga, o que aconteceu?


Rosa: Depois que sai da casa do Júlio, eu fui à casa do Claude, eu sabia que ele tinha ido viajar, mas eu precisava entrar em contato com ele, eu tava grávida e ele tinha que me ajudar de alguma forma, mesmo com meu coração sangrando, eu fui tentar conversar, eu era tão boba... A mãe dele me recebeu, eu contei tudo o que havia acontecido, achei que ela fosse me ajudar, ela disse que não podia fazer nada, que iria falar com ele, eu fui embora e no dia seguinte, ela me procurou na faculdade, me oferecendo dinheiro, disse que o filho dela mandou dar um dinheiro pra eu tirar a criança, pois ele era muito novo pra ser pai...  Benedicth mãe de Claude era uma francesa orgulhosa, de nariz em pé, ela sabia que se contasse a Claude sobre o bebê ele voltaria da França, pois o pai dele era um homem muito responsável e correto, iria obrigá-lo a se casar com a moça, ela então inventou que Claude não queria saber do filho, não queria ver o filho amarrado pela vida toda com uma corticeira.


Janete: Essa história tá muito doida, Rosa!! O Claude é louco pra ser pai, eu não acredito que ele teria coragem de fazer isso.


Rosa: Eu quase morri de tristeza e quando meu pai soube da minha gravidez me colocou na rua... Falou chorando.


Janete: Ai amiga, calma!! Disse a abraçando.


Na construtora Geraldy...


Frazão: Nossa!! Agora eu entendo o porquê de tanto ódio dela.


Claude: O pior não foi só eu tê-la abandonado...


Frazão: Tem pior que isso??


Claude: Eu tenho até vergonha de falar, mas...


Frazão: Fala!!


Claude: Essa história toda começou por causa de uma aposta que fiz com o Júlio.


Frazão balançou a cabeça e disse...


Frazão: Esse Júlio não valia nada... Porque que você teve que aceitar uma aposta envolvendo o sentimento de uma moça inocente? Falou Frazão indignado.


Claude: Pode me xingar sei que fui um canalha, um verme mesmo como ela me chamou, assim que nos encontramos.. Eu não me lembrei dela, porque ela se apresentou pra mim como Serafina na época, ela usava uns óculos feios, umas roupas largas e cumpridas, agora ela ta totalmente diferente... Mon Die!! Ela vai me odiar pra sempre...


Frazão: E depois você não soube mais nada dela?


Claude: Non!! Eu fui pra França, papai non me dava sossego, eu não me comunicava nem com minha mãe, ele dizia que ela me mimava demais, que isso ia atrapalhar na formação do meu caráter... Mal sabia ele que eu já tinha feito tantas coisas de que hoje me arrependo profundamente.


Frazão: E como ela soube da aposta?


Claude: Ela me falou hoje, que o Júlio fez questão de contar pra ela com todos os detalhes...


Frazão: Canalha!! Eu imagino como ele deve ter se divertido contando pra ela, ele tinha prazer em fazer os outros sofrerem.


Claude estava triste...


Frazão: Não fica assim Claude, você pediu perdão pra ela, com o tempo quem sabe ela te perdoa.


Claude: Me doeu tanto vê-la daquele jeito os olhos dela se encheram de lágrimas, ela sofreu Frazon!! Isso me deixa péssimo, se eu pudesse voltar no tempo... Disse agoniado.


Frazão: Não se torture mais... Falou dando apoio ao amigo.


Na construtora de Coutinho...


Rosa: Chega!! Não quero mais chorar, eu prometi a mim mesma, nunca mais chorar por causa desse infeliz.


Janete: Eu sei e entendo toda a raiva que você sente dele, mas ele precisa saber do filho dele Rosa.


Rosa: Ele já sabe do filho, a mãe dele falou, se ele não teve nem coragem de perguntar dele hoje, é porque pensa que eu tirei, então melhor deixar ele pensar isso mesmo.


Janete: Eu acho que a mãe dele te enganou, não contou pra ele, ela não ia querer que o filho voltasse da França pra se casar com você né.


Rosa: Mesmo assim, o que ele fez pra mim, não tem perdão, se ele não tivesse me abandonado naquela época hoje ele seria o pai do meu filho, mas não foi o que ele fez, então ele não vai saber nada do Matheus... Você vê se não abre essa boca hein...


Janete: Claro que não né, amiga!!!


Rosa: Agora vamos trabalhar, eu quero que esse dia passe rápido, quero esquecer que existiu... Falou decidida.


Claude não conseguia se concentrar no trabalho e já estava dando a hora de ir para o parque então decidiu sair mais cedo, estar ao lado de Matheus ia lhe fazer bem... Pensou Claude.


Matheus chega para mais um dia no parque com Claude, o francês está sentado na grama o menino chega e diz...


Matheus: Oi Claude... Diz o menino todo alegre sentando-se ao lado dele.


Claude: Oi campeon... Claude diz bem desanimado.


Matheus: Ei o que aconteceu com você hein?


Claude: Nada non...


Matheus: Tem alguma coisa sim você tá sempre alegre e hoje você tá aí com essa cara triste.


Claude: É coisa de gente grande, você é muito novo pra entender essas coisas complicadas...


Matheus: Sabe a minha mãe sempre diz que quando eu tiver um problema eu tenho que contar pra ela, que ela sempre vai poder me ajudar...


Claude: E ela tá certa mesmo, sua mãe sabe o que ela tá dizendo ham...


Matheus: Então se você quiser me contar quem sabe eu também não vou poder te ajudar?


Claude ri do modo que o menino fala então o abraça pelos ombros e diz...


Claude: Só de você estar aqui comigo eu já to me sentindo melhor...


Matheus: Verdade?


Claude sorri e diz...


Claude: Verdade... Disse ele sincero.


Matheus: Sabe que quando a minha mãe tá triste eu pergunto pra ela o que ela tem ela sempre me diz a mesma coisa, que só de eu estar ao lado dela ela já se sente melhor...


Claude: Tá vendo você tem esse dom de fazer a vida das pessoas melhor...


Matheus: Você acha mesmo?


Claude: Eu acho pelo menos comigo e com a sua mãe da certo ne mesmo?


Matheus: Eu às vezes vejo a minha mãe chorando escondida, mas ela sempre disfarça e diz que foi um cisco que caiu no olho dela, a minha mãe é durona...


Claude: As mulheres tem essa mania campeon de colocar sempre a culpa no cisco...


Matheus: Mas a gente é homem né e homem não chora e nem tem cisco no olho...


Claude: Mas às vezes o homem também pode chorar sabia...


Matheus: Pode?


Claude: Claro que pode, os homens também sentem dor e ficam tristes, as vezes com alguma coisa errada que eles fizeram na vida e depois talvez seja tarde pra consertar...

Matheus: Adulto é complicado né Claude?


Claude: É verdade campeon adulto é muito complicado mesmo...


Matheus: Então acho melhor pra você ficar feliz, fingir que você é criança e vir brincar comigo...


Claude: Sabe que é uma boa ideia ham?


Matheus: Então o que a gente vai fazer...


Claude: Sabe uma coisa que eu não faço a muitos anos, que me deu vontade de fazer?


Matheus: O que?


Claude: Andar de pedalin...


Matheus: Oba eu vou adorar eu andei uma vez com a minha mãe, mas ela ficou meio triste aí eu não pedi mais pra andar quando eu vinha aqui com ela...


Claude: Enton tá fechado, vamos lá andar de pedalin...


Eles ficaram dando voltas no lago com o pedalinho, uma vez ou outra vinha à lembrança de Claude uma vez que ele tinha andado de pedalinho com Rosa, o que deixou ele um pouco melancólico, mas ele ficou abismado que nessas lembranças ele tava feliz de verdade ao lado dela o que fez o francês pensar **Eu fui um cretino com ela, tem razon dela non querer me ver** mas a euforia de Matheus tira Claude de seus pensamentos...


Matheus: Pedala mais forte Claude...


Claude: Tá bom eu vou pedalar...


Quando eles terminam de andar no pedalinho eles vão tomar sorvete...


Matheus: Eu adorei...


Claude: Eu também...


Matheus: Mas da próxima vez a gente joga bola de novo tá bom?


Claude: Combinado...


Matheus: E as aulas de francês você não esqueceu não né?


Claude: Claire que non.


Matheus: Então tá bom agora eu tenho que ir.


Claude: Eu também já vou.


Matheus: Mas antes me promete que você não vai ficar mais triste, qualquer coisa a gente pode brincar de novo aí você melhora tá bom?


Claude: Pode deixar eu non vou ficar triste non, qualquer coisa a gente brinca de novo ok!!


Matheus: Tchau Claude... Diz o menino correndo.


Claude: Tchau campeon... Claude sentiu um aperto no peito vendo Matheus se distanciar...


À noite na casa de Rosa... Matheus já estava tomando banho, o telefone toca.


Rosa: Pode deixar Maria!! Eu atendo... Falou atendendo o telefone... Alo!


Professor: Alo posso falar com a D. Rosa?


Rosa: É ela...


Professor: Ah que bom que encontrei a senhora em casa, eu queria saber se aconteceu alguma coisa com Matheus?


Rosa: Como assim?


Professor: Desculpa, mas fiquei preocupado, ele não apareceu em nenhuma aula de futebol, já vai fazer quase um mês, ele desistiu?


Rosa: O que?? CONTINUA... RSRSRS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário